sexta-feira, 7 de junho de 2013

Olá, "meninas"!

Navegando pelo youtube, encontrei este documento de leitura de Rubem Alves. Gostei, achei interessante e gostaria de compartilhá-lo com as demais colegas do blog. Rubem Alves com suas belas e sábias colocações nos diz que a leitura deve ser prazerosa, temos que sentir a leitura. Na concepção dele, leitura não é hábito, leitura é prazer. 

A leitura nos faz entrar no mundo da alienação porque quando se lê, o leitor se aliena, vai para outro mundo e lá no outro mundo, somos capazes de escrever um livro. Neste depoimento, ele nos fala também que a educação se resume em duas coisas: caixa de ferramentas e uma caixa de brinquedos. Parte da educação é ensinar a ferramenta. 

Parte da educação tem que ser aprendida com os brinquedos porque os brinquedos nos dão prazer. O aprendizado das ferramentas nos dá competências, mas a caixa de brinquedos mexe, muda a nossa vida. A ferramenta não muda ninguém, mas o brinquedo muda. 

Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Vivaldi, Drummond, Jorge Amado e tantos outros são brinquedos. Concluindo, temos que ensinar nossos alunos a lerem mais, mostrar a eles esta caixa de brinquedos que transforma e dá prazer que são os livros. O nome do vídeo é: Encontro com Rubem Alves. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.